Fundado em 1143, Portugal é um dos países mais antigos da Europa e oferece uma panóplia de oportunidades aos que o visitam: os monumentos e as tradições, o fado e o folclore, a gastronomia e os vinhos, os percursos e a natureza, o artesanato, os azulejos, a arte, são algumas das atrações de excelência e autênticas para que Portugal seja considerado cada vez mais um destino de eleição. Razões para conhecer Portugal não faltam, e os que visitam ou vivem no país podem comprovar, um país cheio de encanto de norte a sul passando pelas ilhas, um destino imperdível.
A natureza, as tradições, a cultura, a gastronomia, os vinhos, o sol e mar são alguns produtos que o país oferece.
Localizado na ponta ocidental da Europa, Portugal tem uma localização privilegiada. O clima é considerado mediterrânico (ameno) praticamente durante todo o ano devido a influência do oceano atlântico. É considerado um dos países da Europa com a temperatura mais amena. O verão não é muito quente e os invernos não tendem a ser muito frios, o que torna o país num destino turístico perfeito em qualquer época do ano.
Porque o Porto e Portugal estao sendo procurados estão sendo um dos destinos mais procurados? A melhor forma de descobrir os lugares secretos é com locais. (https://www.toursportoone.com/book-online )
Eu diria que a questão é geral para todo o país. Posso dizer que é uma combinação de fatores. Boas universidades, País seguro, a baixa taxa de criminalidade associada a uma reduzida ameaça de terrorismo, são fatores perfeitos para desfrutar de umas férias seguras em Portugal. Povo amigável, muitos jovens falam inglês, facilidade nas línguas, história, monumentos, gastronomia harmonizando com bons vinhos, praias, paisagens de tirar o fôlego e boas conexões. Internet de alta velocidade mesmo em alguns locais mais isolados e remotos, miradouros do Douro e boas estradas. Portanto, Portugal é um país velho com nove séculos, mas novo. Muito atraente com todas as ofertas que os viajantes e investidores procuram.
O setor de tecnologia de Portugal está crescendo com programas de empreendedorismo que envolvem todos os setores, as startups de tecnologia são uma mistura eclética de scaleups de hiper crescimento, pequenas startups criativas e tudo mais. A aposta do país trouxe a Lisboa a WebSummit, que é a maior conferência de tecnologia da Europa, e com ela as maiores empresas do mundo à procura de jovens talentos e projetos promissores. Empresas consolidadas já empregam milhares de jovens. A Critical Software, que recentemente fez uma joint venture com a BMW, Critical TechWorks, Endiprev na área de energia eólica são uma porta aberta para jovens graduados de todo o mundo. Unicórnios que nasceram em Portugal como Farfetch, Talkdesk, OutSystems, Feedzai, Remote, SWORD Health tocaram a campainha em Wall street.
Depois temos a herança cultural .
Portugal dispõe de um conjunto fantástico de edifícios com vários estilos arquitetónicos, pelas mais belas cidades e vilas do país, que refletem a criatividade dos seus artistas. As maravilhosas obras de arquitetura de Portugal começam ainda na era da pré-história, com obras que até hoje se encontram abertas a visitas. A diversidade e a magnitude das obras existentes são extensas. Portugal oferece uma verdadeira viagem pela história onde cada espaço guarda um segredo de uma região, de um povo. Comparando com outros países da Europa, Portugal tem um dos custos de vida relativamente atrativo. Assim, fica muito melhor para desfrutar da gastronomia portuguesa, da excelente estrutura hoteleira, bons alojamentos temporários locais, aluguer temporada ( https://www.toursportoone.com/book-a-room ), e aproveitar para conhecer várias cidades espalhadas pelo país, seja no litoral, no interior, na região sul ou norte. A culinária portuguesa é dona de uma grande diversidade e rica em história, assim como todo o país. Recebeu influência que vai desde os fenícios aos celtas, dos romanos aos mouros. Sem falar no período das navegações que teve um forte peso, com a introdução de diversas especiarias. Simplicidade, frescor e tradição são pontos chaves para dar sabor aos pratos da típica e saborosa culinária portuguesa. Viajar por Portugal também é uma oportunidade para se conhecer doces que são feitos exclusivamente nas cidades lusitanas. Cada lugar tem a sua tradição e é praticamente impossível não querer experimentar todos! Pastel de Belém, ovos moles de Aveiro, os doces tradicionais de Amarante, travesseiros e queijadas de Sintra, delícias de Frei João em Alcobaça e pastéis de santa clara em Coimbra. É de dar água na boca, não é mesmo?
De facto, Portugal é um país pequeno, mas com uma grande variedade de menus. Facilmente região por região encontramos diferentes sabores e pratos. No interior norte, há vitela assada com batata, borrego assado, porco, bacalhau, rojões., ou Arroz de Sarrabulho por exemplo à moda de Ponte de Lima servido com porco assado. Folhas de louro, cravo, noz-moscada, sal e pimenta temperam as carnes que, depois de cozidas e desfiadas, são adicionadas ao arroz. O toque final de cominho é adicionado no final para dar um sabor único. Harmonizado com Vinho Verde que pode ser da casa ou marcas como Palácio da Brejoeira Alvarinho, Muralhas, Aveleda. Na costa podemos facilmente encontrar peixe fresco e marisco. A zona de Matosinhos tem muitas ofertas como o Restaurante Mauritânia com boas vistas sobre o mar Atlântico ou Knaipa perto, mas numa rua estreita, ou na rua Heróis de França que está repleta de restaurantes. "O António" ou "Lage Senhor do Padrão" Amêijoas à Bolhão Pato é um ótimo aperitivo. Se formos a Coimbra, na região da Bairrada, há o famoso leitão harmonizado com o tradicional espumante. Mais alguns quilómetros na região da Lousã, a chanfana que é feito com com cabras velhas e vinho, e muitas histórias estão por detrás deste prato.
Vale do Douro
Bem, esta parte é um lugar que merece ser admirado. O Vale do Douro por si só é um luxo. Podemos ver o trabalho árduo das velhas gerações nas fabulosas varandas dos terraços, cujas paredes contam uma interessante história a determinação de recolher pedras de xisto. Entenda como os solos mantêm a boa saúde das uvas e como suportam temperaturas tão altas e baixas para obter o famoso vinho do Porto. Normalmente nas quintas podemos ouvir dos responsáveis a sua história familiar, a variedade de uvas que misturam / combinam para nos dar os bons vinhos de mesa e o famoso vinho do Porto. Às vezes o clima não é bom e as uvas ficam estressadas com altas temperaturas como aconteceu em julho e agosto de 2022, até junho as uvas estavam bem desenvolvidas, mas depois as bagas na videira pararam de crescer. Eles colocaram água no tronco da videira para as refrescar do calor. a colheita começou mais cedo do que o habitual.
Temos excelentes vistas (miradouros) e percorreremos estradas com paisagens deslumbrantes com algumas paragens para fotos. Você sabia que Fernão de Magalhães nasceu nesta área em 1480!
Todo o roteiro do passeio é um dia inteiro, hoje vou parar na Quinta Seara d'Ordens , uma família de produtores , irmãos e sobrinhos , com vinhos fantásticos, e almoçar em um lugar mágico que poderá ser o Restaurante São Leonardo da Galafura , a Dona Dulce presenteia-nos com saborosos paladares e uma amizade familiar , as vistas são super e as refeições provêm do tradicional forno a lenha ou na Casa Barros, uma casa senhorial do século XIX com excelente serviço e uma agradável área exterior com o Augusto sempre atencioso e disponível . Depois seguimos para o Pinhão para experimentar um passeio de barco entre as fabulosas montanhas, viagem que começa no Pinhão. Há logo ali a Quinta da Roêda, propriedade da Croft , a Quinta das Carvalhas, propriedade histórica Real Companhia Velha que abriu um recente restaurante em Vila Nova de Gaia o Enoteca17.56 e a Quinta do Bomfim. estas quintas estão ali desde a criação da região demarcada do Douro em 1756. Depois há a Taylor proprietárias das marcas Krohn and Croft cuja família Fladgate está há mais de trezentos anos (1692) em Portugal com significantes investimentos na cidade de Vila Nova de Gaia como o The Yeatman construído nas antigas caves e recentemente um interessante projeto World of Wine Porto (WOW Porto), um complexo que abriga 7 museus, 12 restaurantes e bares, uma escola de vinho, lojas temáticas, um espaço para exposições e outro para eventos.
A Quinta do Seixo by Sandeman é outra paragem obrigatória para desfrutar da sua esplanada exterior com as vinhas e o rio ali à sua frente. Talvez seja uma das vinícolas com as melhores vistas.
A Quinta da Pacheca é a uma quinta hotel e casa senhorial e vinhedos, com uma alameda deslumbrante que preserva as tradições da pisa das uvas. Tudo está desenhado para se confortável e tirar opimas fotos pode também ter uma experiência luxuosa de dormir em barris e mesmo fazer a festa do seu casamento. Este ano, meus clientes e eu vamos esmagar as uvas pisando-as. Eles têm o nome para esta pequena festa. Chamam Lagarada.
Cidade do Porto
Porto eleito melhor destino da Europa em 2019 pela terceira vez .
No Porto, a cidade invicta, os visitantes podem passear pelos caminhos da Ribeira no bairro medieval, fazer um cruzeiro no majestoso rio, sobrevoar a cidade de helicóptero ou descobrir a arquitetura, as paisagens deslumbrantes e as magníficas pontes. Mas o Porto é também uma cidade à beira-mar, onde se chega em muito pouco tempo, no elétrico, que leva o visitante às praias da Foz, para mergulhar os pés no Atlântico. No Palácio da Bolsa, viaja-se pela história com aventureiros portugueses, percorre as rotas comerciais do passado, que surpreendem pelos tesouros que os navegadores trouxeram. Destaque para os edifícios notáveis da cidade, como a Sé Catedral, cujos terraços são excelentes, a Igreja de São Francisco com a impressionante talha dourada de estilo barroco, miradouros com vista para a azáfama dos mercados, mercearias, bares, restaurantes e espaços verdes encontrados nos belos parques da cidade.
No Porto, também pode mergulhar na cultura e no estilo art-deco, visitando a Fundação e Museu de Serralves, entre outros, onde pode apreciar a coleção de arte contemporânea nacional e internacional que ali se encontra e conhecer o seu programa cultural de shows e oficinas. O Porto também abre o apetite, desafia-o para lugares onde a cozinha portuguesa é o melhor, desde o restaurante com estrelas ao bar da esquina, de que todos falam pela sua especialidade, carne, peixe ou marisco, à beira-rio, à beira mar, ou em uma das ruas da cidade. Os lugares da moda são inúmeros, com ambientes únicos em bares de grife e lojas de grife jovem. Mas numa visita à cidade do Porto, é impossível ignorar o icónico vinho do Porto produzido na região, nas versões mais gloriosas e intensas, rubi, vintage, branco ou rosé, mas também os fantásticos vinhos de mesa. O Porto sabe conquistar o coração do visitante, fazê-lo sentir-se bem-vindo e dar-lhe uma impressão duradoura, para que no final o difícil seja ir embora.
Há muitas maneiras de descobrir o Porto. O melhor é caminhar e você conhecerá a história em qualquer canto. Eu vou tentar .
Podemos começar nossa primeira caminhada começando na Praça da Liberdade com a menina nua e a câmara municipal atrás de nós. Esta área ao longo de trezentos anos foi de laranjais, hortas, melões. Ela era conhecida na época pela "hortas" do Bispo. A partir de 1721 estas terras são urbanizadas. Este local passa a ser o fórum da cidade. Aqui foram aclamadas a Liberdade e a República. Marchas de protesto, feiras, procissões, desfiles militares, bailaricos populares, tudo isso aconteceu aqui.
É melhor voltar para a Praça. Veremos a estátua de Pedro IV. Na mão direita tem a carta constitucional que ofereceu a Portugal. Esta praça começou com o nome de Praça da Constituição por três anos. (1820 -1823). A estátua data de 1866. De cada lado da sua base podemos ver duas placas. Que representam o desembarque de tropas liberais numa praia de Matosinhos e noutra a oferta do coração de D. Pedro IV à cidade do Porto. Que também está bem representado no brasão da cidade no centro. O rei Pedro IV doou o seu coração à cidade do Porto como símbolo de gratidão pelos serviços heroicos que a cidade prestou à causa liberal e à defesa da sua filha, a futura rainha Maria Il .
Á nossa esquerda temos o antigo café imperial em que podemos ver a figura da águia imperial e se entramos vemos uma interessante arquitetura, hoje está lá o McDonalds. Do lado direito temos o imponente imóvel do Banco de Portugal. Ali mesmo na parte norte vemos uma estátua que representa o Porto. Esta estátua foi feita par colocar na frontaria de um antigo palacete que existia onde está hoje a menina nua.
Interessante saber que onde está hoje o edifício do Banco de Portugal existia uma fonte, a fonte da arca. Sobre essa fonte os lojistas construíram um oratório onde colocaram a imagem da Nossa Senhora da Natividade. Não tardou que a fonte se passasse a chamar da Natividade. Funcionou até 1836.
Natividade foi também o primeiro nome da Rua dos Clérigos, o nome só lhe foi dado e 1860 e para a qual nos vamos agora dirigir. Vamos passar em frente à Confeitaria Arcádia instalada em 2014 no espaço da antiga Ateneia , famosa casa de chá do s anos 30 e que mantém presente a decoração original. Vale a pena entrar para tomar um café e comer um docinho. Depois viramos à direita e estamos na Rua dos Clérigos uma das ruas mais movimentadas da cidade. Esta rua tinha lojas de muitas especialidades. Os edifícios mantêm intactas as características originais e alguns são bem representativos do tipo de arquitetura do seculo XIX. Podemos admirar as varandas em ferro forjado em alguns, autênticas obras de filigrana em ferro. A arte, o bom gosto e o requinte artístico são o reflexo de uma arte antiga que no Porto teve fundas e louváveis tradições cuja origem vem dos primórdios da nossa nacionalidade.
Vamos continuar a subir até às majestosas, Igreja e a Torre dos Clérigos. O conjunto foi edificado entre 1732 e 1763. O autor desta obra monumental foi o arquiteto italiano Nicolau Nasoni que tirou partido de um terreno estreito acentuado. Interessante saber que os indivíduos que eram condenados à forca ali perto eram aqui enterrados neste sítio chamado campo das malvas. No Porto há uma expressão muito popular que é mandar alguém às malvas. Há época queria dizer desejar a morte mais ignóbil. Hoje tem um significado mais suave.
Continua ...
Comments